De janeiro a novembro do ano passado, 101 mil e 462 paranaenses conseguiram emprego com carteira assinada por meio das Agências do Trabalhador.
226
De janeiro a novembro do ano passado, 101 mil e 462 paranaenses conseguiram emprego com carteira assinada por meio das Agências do Trabalhador. Destas pessoas, 55% são do sexo masculino e 45% são mulheres.
Os jovens de até 24 anos de idade representam a maioria dos trabalhadores, com 39,9%. Em relação à escolaridade, 32% dos contratados possuem o ensino médio completo. Os dados são da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
No mesmo período, os empreendimentos do Paraná que são parceiros da Agência do Trabalhador abriram 267 mil e 900 vagas de emprego no mercado formal.
Cerca de 70% das ofertas não exigem experiência dos candidatos, criando a oportunidade do primeiro emprego. Segundo o secretário Luiz Claudio Romanelli, a meta do Governo do Estado é possibilitar o preenchimento das vagas já existentes e impulsionar a abertura de novas oportunidades.
Para a coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da Secretaria do Trabalho, Ângela Carstens, o trabalhador está mais exigente devido ao grande número de ofertas de emprego no Paraná.
Além da intermediação ao mercado de trabalho, as Agências do Trabalhador oferecem serviços gratuitos como habilitação do seguro-desemprego e cursos de qualificação profissional.
A rede é formada por 223 postos de atendimento e está presente em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Em Curitiba, a Secretaria Estadual do Trabalho tem a gestão da agência central, enquanto a prefeitura administra sete postos nas ruas da cidadania.
A secretaria conta ainda com 18 regionais para apoiar e supervisionar os municípios em todo o Paraná.