As residências localizadas próximas ao córrego lago da Paz, no Bairro da Gruta e no centro da cidade, imediações da Rua Castro Alves, tiveram muitos prejuízos materiais.
473
As chuvas torrenciais que atingem o município de Dois Vizinhos desde a madrugada do último sábado, associado ao mau funcionamento das tubulações, alguns bairros foram duramente castigados com enchentes e enxurradas. Pontes caíram e muita lama, entulhos e pedras se espalharam pelas ruas. As residências localizadas próximas ao córrego lago da Paz, no Bairro da Gruta e no centro da cidade, imediações da Rua Castro Alves, tiveram muitos prejuízos materiais. Móveis foram comprometidos com a água e a lama que entrou porta e calhas adentro.
Os moradores, traumatizados com os minutos de pânico que vivenciaram, atribuem a enxurrada às bocas de lobo, que não foram capazes de escoar o volume das águas. Algumas estavam entupidas com o lixo que se acumulou na rua e outras, estão sendo consideradas menores do que o padrão mínimo necessário para a manutenção de fortes chuvas.
Na sede da APMI, localizada as margens do Lago da Paz, como se pode visualizar nas imagens, toda matéria prima utilizada pelos integrantes da entidade, foi praticamente destruída pela enxurrada. O patrimônio físico do local, como geladeiras e freezers, também foi prejudicado pela água suja e pelo barro que entrou pelas janelas e calhas. O muro de um prédio próximo a esse local caiu por inteiro, comprometendo a estrutura da edificação que pode ser interditada.
Segundo a moradora da Rua Padre Anchieta Ângela Deringoski, zeladora, o medo foi tão grande no momento da enxurrada que ela achou que perderia tudo. Ela estava sozinha em casa com um bebê, sua filha de apenas 7 meses. Seu esposo estava trabalhando e ela enfrentou os minutos de terror com muita coragem.
Já a moradora Maria Correa Valter, costureira, conta que há muito tempo reivindicava do antigo prefeito a resolução do problema, porém nada foi feito para resolver a situação e espera que atual administração se esforce para trazer paz e tranquilidade aos moradores em dias de intempéries.
No centro da cidade, proximidades do Bairro das Torres, Rua Guilherme Guzzo, pontes sobre o córrego caíram e outras ameaçam cair, prejudicando as entradas e saídas de transeuntes que dependem dessas estruturas para se locomoverem. Nesse local os moradores sofreram muito também.
Por ser um local bastante baixo, e estar próximo a um córrego, a enxurrada invadiu algumas casas como a da dona Delsi de Souza, aposentada que além do susto também sofreu para retirar a sujeira, água e lama que entrou na residência e acabou estragando móveis e eletrodomésticos.
O Secretário de Viação e Obras Itamar Boaretto está à frente dos trabalhos de limpeza de ruas e locais atingidos pelos alagamentos, disponibilizando máquinas e pessoal que trabalham incessantemente para retomar a tranquilidade aos moradores.
O prefeito Raul Isotton esteve in loco acompanhando o problema e garantiu que a Prefeitura Municipal não medirá esforços para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas e que as dificuldades com as tubulações de escoamento de águas deverão ser estudados e avaliados, visando à normalidade do cotidiano nesses bairros.
O SIMEPAR prevê pancadas de chuvas ocasionais para os próximos dias na região sudoeste do Paraná.