Queda em cinco segmentos puxa para baixo a produção industrial do Paraná.

A produção industrial do Paraná apresentou decréscimo de 13,4% em novembro passado em relação ao mesmo mês de 2011.

Image
  • 10 de Janeiro de 2013
  • 375

A produção industrial do Paraná apresentou decréscimo de 13,4% em novembro passado em relação ao mesmo mês de 2011. A retração se deve a resultados negativos de cinco dos 14 segmentos industriais pesquisados, o refino de petróleo, edição e impressão, veículos automotores, borracha e plástico e produtos de metal, excluídos máquinas e equipamentos.

Na comparação de novembro com outubro do ano passado, houve queda 5,1% na produção industrial paranaense, segundo dados apurados pelo IBGE e divulgados ontem pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, o Ipardes.

Apesar do baixo desempenho no comparativo mensal, a produção da indústria do Paraná apresenta resultado superior ao do setor no Brasil.

No acumulado de doze meses, encerrado em novembro de 2012, a produção do parque fabril paranaense teve baixa de 0,5%, contra queda de 2,5% na soma nacional. O último relatório do IBGE sobre produção industrial mostra que nove atividades de manufatura paranaenses avançaram em relação a novembro de 2011, com destaque para os ramos de mobiliário, madeira, bebidas, máquinas e equipamentos e alimentos.

De acordo com o diretor do Centro de Pesquisa do Ipardes, Julio Suzuki, os resultados desfavoráveis do conjunto da indústria paranaense em novembro podem ser atribuídos a uma base de comparação expandida no final de 2011, quando o setor cresceu de maneira expressiva comparado com o nacional.

Julio Suzuki também explicou que o fraco desempenho do segmento de refino de petróleo expressa o patamar mais baixo da atividade da Petrobras, cuja produção de óleo diesel, gasolina, GLP e óleo combustível declinou em novembro no complexo instalado em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba.