Abertas inscrições para concurso regional de redução de perdas.

A previsão para a safra de soja é muito favorável e os sojicultores podem aumentar a produtividade, evitando desperdícios na hora de colher e transportar os grãos.

Image
  • 10 de Janeiro de 2013
  • 314

Estão abertas as inscrições para o Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita de Soja. A previsão para a safra de soja é muito favorável e os sojicultores podem aumentar a produtividade, evitando desperdícios na hora de colher e transportar os grãos.  A revelação dos ganhadores e festa de encerramento está agendada para acontecer no dia 17 de maio deste ano no Santa Fé Clube de Campo, em Francisco Beltrão.

O objetivo do concurso é incentivar os operadores de colheitadeiras a evitarem, o máximo possível, o desperdício da soja no momento da colheita. Para isso, haverá uma excelente premiação para os operadores e para os proprietários rurais.

De acordo com levantamentos feitos, durante vários anos, pela Emater e Secretaria de Estado da Agricultura, verifica-se, em cada colheita, uma perda de grãos muito significativa por causa da falta de orientação aos operadores de colheitadeiras e devido à falta de manutenção adequada em algumas máquinas.

Na região, as perdas estão variando de 40% a 50%. Além da quebra, outro problema é o que deixa de ser colhido pelas máquinas e o que se perde no transporte até armazéns e silos.