Salário mínimo regional do PR deve ter aumento real de 5,1%.

Ainda falta apurar qual será a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulada nos doze meses que antecedem o reajuste, que este ano deve ocorrer em maio.

Image
  • 15 de Janeiro de 2013
  • 269

O salário mínimo regional do Paraná deve ter um aumento real (acima da inflação) de 5,1% em 2013. Ainda falta apurar qual será a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulada nos doze meses que antecedem o reajuste, que este ano deve ocorrer em maio. A informação foi confirmada ontem pelo coordenador das Relações do Trabalho da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Núncio Mannala.

Em 2013, conforme previsto na Lei Estadual 17.135, os valores do piso salarial do estado serão fixados por decreto do governador, sem a necessidade de aprovação pela Assembleia Legislativa, ao contrário do que ocorria até o ano passado.

De acordo com Mannala, os valores do mínimo regional – que variam segundo categorias profissionais - devem ser anunciados na primeira quinzena de abril. A data-base para reajuste dos pisos salariais do Paraná é de 1º de maio.