Os sintomas da dengue são: Febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos; no corpo e nas juntas.
390
O Departamento de Vigilância em Saúde, através de sua diretora Claudete Meurer está fazendo um importante alerta à população de Dois Vizinhos. Vários focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados no município e também no interior.
Ainda não há nenhum caso de infecção pela picada do vetor, porém, todos os cuidados devem ser tomados para que possíveis registros da doença não venham a acontecer em Dois Vizinhos.
Um arrastão está sendo programado para os próximos dias, onde a equipe da Vigilância em Saúde, que abrange o Controle Epidemiológico Municipal, deve percorrer todos os bairros da cidades e comunidades do interior, com o objetivo de recolher os potenciais criadouros das larvas do transmissor, além de promover ainda mais a conscientização da população através de cuidados simples, mas extremamente eficientes como: Colocar areia no prato dos vasos de plantas, remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de escoar pelas calhas, não deixar a água da chuva acumular sobre a laje, manter a lixeira e a caixa d água sempre bem fechadas, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, manter bem tampados tonéis e barris d’ agua, lavar por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água.
Segundo a coordenadora da dengue no município, Cristina Rocha Galvan, “é importante que todos participem do combate ao mosquito transmissor da doença. ”Para ela, “ no combate a dengue o mais importante é que cada cidadão priorize o não acumulo de água parada.”
Ainda, conforme informações da diretora Claudete Meurer, a dengue é uma doença perigosa que pode afetar qualquer pessoa.
Os sintomas da dengue são: Febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos; no corpo e nas juntas. Se você apresentar esses sintomas, vá imediatamente a uma unidade de saúde.