Já as variedades com ciclo mais longo, a colheita deverá iniciar na segunda quinzena de fevereiro, com previsão de uma safra recorde na região.
283
A colheita de soja de variedades precoces, plantadas em setembro e outubro do ano passado, já começou no Sudoeste. Já as variedades com ciclo mais longo, a colheita deverá iniciar na segunda quinzena de fevereiro, com previsão de uma safra recorde na região.
O técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) do escritório de Pato Branco da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) Ivano Carniel, informou que somente nos 15 municípios da microrregião de Pato Branco foram plantados 275 mil hectares de soja e a expectativa de colheita é de 825 a 880 mil toneladas, equivalente a 5,5% da produção do Estado. Ele informou que a produtividade médica de variedades precoces, que sofreram com a estiagem de novembro, é de 121 a 130 sacas de 60 kg por alqueire.
De acordo com Ivano, a média de produtividade da soja de espécies com ciclo mais longo, deve aumentar para 145 sacas por alqueire. No entanto, alguns produtores deverão colher de 160 a 180 sacas por alqueire, principalmente devido à adubação e a qualidade da semente.
Segundo dados divulgados pela Seab, o Paraná deve colher 15,27 milhões de toneladas de soja nesta safra, plantados em cerca de 4,63 milhões de hectares.