• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Bombeiros vão fiscalizar condições de segurança em casas noturnas no Paraná

Na semana que vêm, começam as vistorias, mas, em até 30 dias, as casas noturnas devem informar, na fachada, a lotação máxima.

Image
  • 29 de Janeiro de 2013
  • 255

O governador Beto Richa anunciou, ontem, que o Corpo de Bombeiros verificará a situação estrutural e legal das casas noturnas e estabelecimentos públicos em todo o Paraná. Na semana que vêm, começam as vistorias, mas, em até 30 dias, as casas noturnas devem informar, na fachada, a lotação máxima.

Segundo o governador, os estabelecimentos que não estiverem dentro da legislação ou não cumprirem as normas de exigência dos bombeiros serão notificados e, quando for o caso, lacrados pelas prefeituras e pelo Ministério Público.

O objetivo é evitar tragédias como o incêndio da casa noturna Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul,no domingo, que causou a morte de 231 pessoas. De acordo com Beto Richa, essa é a melhor medida para prevenir acidentes desta natureza.

Beto Richa disse que o Estado se sensibiliza com a tragédia de Santa Maria, mas, vai usá-la como exemplo para evitar casos semelhantes no Paraná. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, as vistorias iniciarão em estabelecimentos que têm ou tiveram notificações de reprovação.

As vistorias, segundo o coronel, devem começar na próxima segunda-feira em todas as cidades onde há unidade do Corpo de Bombeiros. Funcionários das prefeituras e do Ministério Público acompanharão as visitas. Os estabelecimentos devidamente vistoriados e aprovados deverão fixar na fachada uma placa de um metro quadrado, contendo a capacidade máxima indicada pelos bombeiros. Esta determinação é de caráter imediato, e os estabelecimentos terão 30 dias a partir desta segunda-feira para se adequar.

No último domingo, uma aeronave modelo Caravan do Governo do Paraná foi deslocada até Santa Maria, a pedido do governador, para apoiar o transporte de pacientes, vítimas de um incêndio em uma casa noturna.

Beto Richa contou que conversou com o governo do Rio Grande do Sul, e prontamente disponibilizou a estrutura do governo do Paraná para ajudar.

O governador Beto Richa lembrou que a prevenção é a melhor maneira para salvar vidas e destacou projetos implantados no Paraná.