Comitê avalia ações de combate à dengue em municípios epidêmicos.

Cinco municípios estão atualmente em epidemia.

Image
  • 29 de Janeiro de 2012
  • 289

O Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue avaliou ontem as ações desenvolvidas pelas regionais de saúde e municípios que vivem situação de epidemia neste verão.

Segundo o comitê, de agosto do ano passado até agora, 1.993 casos foram registrados no Paraná. Cinco municípios estão atualmente em epidemia.

Peabiru, na região Centro Ocidental do Estado e Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Japurá e Fênix, que ficam no Noroeste. Eles concentram 79% do total de casos. Além disso, 77 municípios apresentaram índices de infestação superior a 4%, considerado de alto risco para epidemias.

Nova Laranjeiras, na região Oeste, apresentou índice de infestação de 22%, o que significa que a cada 100 casas visitadas, em 22 foram encontradas focos do mosquito. Para conter o avanço da doença e evitar que novos municípios fiquem em situação de epidemia, o Governo do Estado liberou 4 milhões e 200 mil reais para o combate à dengue em 32 municípios prioritários.

Os recursos deverão ser utilizados para reforçar a estrutura existente e, se necessário, contratar agentes de endemias em caráter emergencial.

A reunião do Comitê Gestor também contou com a presença do capitão Romero Nunes da Silva Filho, coordenador da Defesa Civil do Paraná, que colocou toda a sua equipe à disposição dos municípios que apresentarem altos índices de infestação do mosquito.

A Secretaria da Saúde também disponibilizou equipamentos e técnicos para apoiar as ações nos municípios que necessitam de maior atenção.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, os focos do mosquito estão sendo encontrados em locais pouco comuns.

Ainda de acordo com o superintendente, a população precisa estar atenta a vários cuidados para evitar a proliferação do mosquito e a infecção pela doença.