O contribuinte que quitar o valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, de 2013, de 6 a 22 de fevereiro terá desconto de 5%.
368
O contribuinte que quitar o valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, de 2013, de 6 a 22 de fevereiro terá desconto de 5%. Por exemplo, para ter o benefício, o proprietário de veículos com placa de final um tem até o próximo dia seis para pagar o imposto. O último prazo será no dia 22 para os veículos com placas terminadas em zero.
Para o secretário da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly, é vantajoso pagar o imposto de uma só vez para obter o desconto de 5%. O diretor do Centro de Pesquisas do Ipardes, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Julio Suzuki, também recomenda o pagamento à vista, pois o valor gasto compensa a relação da inflação do período parcelado.
Neste ano, o contribuinte teve surpresa agradável ao constatar que houve queda nos valores do IPVA em comparação com o imposto lançado em 2012.
Todos os modelos de veículos sofreram redução no valor do tributo, chegando a até 11,4% no caso dos automóveis. A alíquota do IPVA no Estado é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e carros movidos a gás natural, e de 2,5% para motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes.
Dados da Receita Estadual mostram que três milhões 963 mil e 476 veículos vão pagar IPVA neste ano, o que representa aumento de 7,1% em relação ao ano passado. Com isso, a arrecadação prevista é de um bilhão e 750 milhões de reais, superando em 6,2% o valor do ano passado.
Segundo a inspetora geral de arrecadação da Secretaria da Fazenda, Suzane Gambetta Dobjenski, além do desconto, os proprietários têm outras vantagens, como a quitação de débito caso queiram transferir o veículo.
Do total arrecadado, 50% são destinados aos municípios. De acordo com informações do Setor de IPVA da Receita, a frota paranaense aumentou 5,9% passando de cinco milhões 443 mil e 281 veículos em 2012 para cinco milhões 763 mil e 829 neste ano.
No Estado, um milhão e 800 mil veículos não vão precisar pagar IPVA. Estão incluídos aí os veículos com mais de 20 anos de fabricação, táxis e os usados no transporte escolar. O pagamento pode ser feito em qualquer instituição bancária.
Para ter os 5% de desconto na quitação à vista, é preciso ficar atento para o vencimento do prazo que consta do calendário por final de placa, entre os dias 6 e 22 de fevereiro. O contribuinte pode acessar outras informações no portal da Secretaria, que é o www.fazenda.pr.gov.br