Casos de dengue que afetam o Estado também poderão ser registrados em DV.

Na semana passada, o Departamento de Vigilância Sanitária fez um grande arrastão pelo município, recolhendo todos os materiais que pudessem oferecer risco para população.

Image
  • 07 de Fevereiro de 2013
  • 244

Em Dois Vizinhos, o índice de infestação da dengue chega a 2,6%, ficando acima do que preconiza o Ministério da Saúde, 1%. Na semana passada, o Departamento de Vigilância Sanitária fez um grande arrastão pelo município, recolhendo todos os materiais que pudessem oferecer risco para população, principalmente no que se refere a dengue. Locais que pudessem armazenar água parada foram eliminados dos bairros e também do centro da cidade. Nada mais, nada menos do que 35 toneladas de lixo e entulhos foram retirados de casas e quintais em uma parceria da equipe da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Viação e Obras.

O trabalho, que estava previsto para ser realizado em dois dias se estendeu por uma semana devido a grande demanda encontrada. Segundo a coordenadora da dengue em DV Cristina Rocha Galvan “foram encontrados diversos focos como pneus, latas, potes, vasos de planta com água parada, além de pneus e muito acúmulo de lixo. Essas 35 toneladas recolhidas foram enviadasa empresa Limpeza e Conservação PEMA, que encontrará o destino correto para o material recolhido, somente os pneus ainda precisam ser remanejados da PEMA para um ambiente diferenciado.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Andréia Biancatto garantiu que “com a varredura geral em todos os bairros, foi possível se traçar um perfil das maiores áreas de risco de criadouros do Aedes Aegypti em Dois Vizinhos.

A diretora da VISA Claudete Meurer divulgou que existem dois casos suspeitos de dengue em Dois Vizinhos. Segundo ela, as amostras de sangue já foram enviadas para sorologia na capital do Estado, que detecta o vírus no organismo humano e que o resultado deve chegar até o final de semana. “São casos suspeitos chamados de importados, quando a doença é adquirida em outros estados ou município e trazida in loco. As pessoas que apresentaram os sintomas vieram de viagem de Joenvile- SC, onde há infestação de dengue, e Rondônia”. Completou.

Se as suspeitas forem confirmadas, um procedimento mais radical deverá acontecer em Dois Vizinhos, o chamado fumacê, onde uma fumaça contendo veneno que só é nocivo a insetos como o Aedes Aegypti, sem risco nenhum as pessoas é espalhada para toda a cidade, inclusive dentro das residências e estabelecimentos comerciais.

Dessa forma, os proliferadores da dengue serão eliminados, evitando que a doença se propague. Meurer também fez um apelo a população.

“Se houver qualquer sintoma da dengue como febre alta, dores de cabeça, no fundo dos olhos, vômitos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, entre outros, que procurem o quanto antes a Secretaria de Saúde ou mesmo a Unidade de Saúde mais próxima, pois dessa forma, os cuidados com o paciente são feitos desde o início evitando o agravamento do quadro além de se detectar possíveis focos de larvas ou mosquito mais facilmente, pois assim que o registro de suspeita é feito, imediatamente se inicia um procedimento com os agentes de saúde que vistoriam o local indicado num raio de 300 metros.” Explicou.

A diretora ainda informou que em um dos casos apontados como suspeito essa ação foi realizada e foram encontrados focos nas imediações em potes com água parada em um bairro de Dois Vizinhos.