O boletim da dengue desta semana, divulgado pela estadual da Saúde, informa a ocorrência 7.388 casos da doença no Paraná desde agosto de 2012.
261
O boletim da dengue desta semana, divulgado pela estadual da Saúde, informa a ocorrência 7.388 casos da doença no Paraná desde agosto de 2012. Neste período foram contabilizados 33 casos graves de dengue e seis mortes.
As cidades que concentram o maior número de casos são Paranavaí, Peabiru, São Carlos do Ivaí, Fênix, Maringá e Campo Mourão, os que concentram o maior número de casos.
Segundo informações da Sala de Situação da Dengue, também subiu para 20 o número de cidades em situação epidêmica, ou seja, com incidência superior a 300 casos para cada 100 mil habitantes.
Um levantamento da secretaria estadual da Saúde aponta que 45% dos criadouros do Aedes aegypti encontrados em 2012 era considerado lixo ou outro tipo de resíduo sólido. A maioria é reciclável, como recipientes plásticos, garrafas e latas.
Segundo o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, isso reforça a necessidade das prefeituras promoverem campanhas para estimular que os moradores mantenham os imóveis limpos e realizem a separação do lixo. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explicou quais as medidas que a secretaria está tomando.
Com as chuvas diárias que vem ocorrendo em algumas regiões do Estado, o número de criadouros do mosquito tende a aumentar se não houver um cuidado constante com a limpeza de quintais, lajes e calhas.
Nestes primeiros meses de 2013 o Paraná já registra 95 municípios com índices de infestação superiores a 4%, o que significa que a cada 100 residências visitadas, ao menos quatro tinham larvas do mosquito.