Morre na Venezuela, aos 58 anos, o presidente Hugo Chávez.

O anúncio foi feito em rede nacional de rádio e televisão pelo vice-presidente, Nicolás Maduro.

Image
  • 06 de Março de 2013
  • 241

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu ontem (5), na capital do país, Caracas, vítima de complicações em decorrência de um câncer na região pélvica. O anúncio foi feito em rede nacional de rádio e televisão pelo vice-presidente, Nicolás Maduro.

"Às 16h25 locais (18h55 de Brasília) de hoje, 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frias", disse o vice-presidente venezuelano visivelmente emocionado. "É um momento de profunda dor", resumiu Maduro.

Chávez havia passado por sua quarta - e última - cirurgia no dia 11 de dezembro, em Cuba. Nos últimos dois anos, o "comandante" venezuelano lutava contra um câncer. A morte encerra um período de 14 anos de Chávez no comando do país, reeleito por quatro mandatos consecutivos.

O governo da Venezuela vai realizar a cerimônia oficial de funeral para o presidente Hugo Chávez na manhã desta sexta, às 10 da manhã (horário local; 12h30 em Brasília) e anunciou sete dias de luto após a morte do líder.

O corpo de Chávez será levado do hospital militar de Caracas, onde ele morreu, para uma academia militar na capital até sexta-feira. Vários chefes de Estado regionais devem participar da cerimônia.

A Venezuela decretou uma semana de luto oficial e todas as aulas foram suspensas até a próxima sexta-feira (8), quando o corpo de Hugo Chávez será velado.

A morte do presidente sacudiu a capital venezuelana, onde algumas centenas de chavistas tomaram as ruas na noite de ontem (5), após o anúncio feito pelo vice-presidente Nicolás Maduro. Nos arredores da Praça Bolívar, a principal de Caracas, momentos de um luto silencioso se misturaram a outros de entoação do hino nacional, alternado com palavras de ordem como "Chávez fica, não vai embora".

Com a morte de Chávez a expectativa é de que novas eleições sejam convocadas em 30 dias. De acordo com a Constituição do país, o vice-presidente só pode assumir o cargo se o presidente morrer depois de permanecer por quatro anos no mandato (na Venezuela, o mandato é de seis anos).