Estatísticas revelam avanço da criminalidade na região Sudoeste.

A cada 18,2 minutos acontece um crime no Sudoeste do Paraná.

Image
  • 12 de Março de 2013
  • Em toda a região Sudoeste foram computados 127 homicídios dolosos (em que há intenção de matar) cont

  • 231

A cada 18,2 minutos acontece um crime no Sudoeste do Paraná. A região que já teve fama de pacata está percebendo um aumento da criminalidade nos últimos anos.

Ao final de um único dia, as autoridades registram, em média, 79 delitos das mais variadas naturezas, desde casos simples como injúria até situações mais graves como assassinatos.

Durante todo o ano de 2012 foram registrados 28.722 crimes nos 42 municípios abrangidos pelo 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Pato Branco, e 21º BPM, de Francisco Beltrão.

As informações foram divulgadas no começo do ano pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e fazem parte de um amplo levantamento com base nos quantitativos anuais de naturezas criminais registradas no sistema do Boletim de Ocorrências Unificado (BOU) pela Polícia Civil, Polícia Militar e o somatório das duas corporações.

Em Francisco Beltrão, o que mais impressiona é o avanço da violência contra as pessoas. As estatísticas não são nada animadoras. Os crimes de menor potencial ofensivo - que podem levar a delitos mais graves - são os que mais crescem. Destaque para o aumento dos crimes de lesão corporal culposa (53%), calúnia (36%), maus tratos (33%), difamação (30%).

Há também os casos mais preocupantes como lesão corporal/violência doméstica e familiar, que subiu de 803 para 936 (16%), homicídio doloso - em que há intenção de matar - que foi de 52 para 58 (11%).

Entre Francisco Beltrão e Pato Branco foram registrados no ano passado 6.623 furtos e 476 roubos (quando há o emprego de violência ou grave ameaça), deixando um rastro de prejuízos inestimáveis para a sociedade.

 

Fonte: Jornal de Beltrão