Os cardeais fizeram uma primeira votação na noite de terça-feira (12) e mais duas nesta quarta de manhã, com a fumaça preta indicando que ambas foram inconclusivas.
250
O primeiro dia completo do conclave começou nesta quarta-feira (13) com fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os 115 cardeais eleitores não chegaram a um nome para o sucessor de Bento XVI como pontífice da Igreja Católica.
Os cardeais fizeram uma primeira votação na noite de terça-feira (12) e mais duas nesta quarta de manhã, com a fumaça preta indicando que ambas foram inconclusivas, para a decepção de milhares de fiéis que fazem vigília na praça de São Pedro.
Outras duas rodadas de votação vão acontecer à tarde. Os 115 cardeais permanecerão confinados no Vaticano até que elejam o 266º pontífice da Igreja Católica. O conclave só termina quando um candidato receber 77 votos, o equivalente a dois terços dos eleitores.
Quando os cardeais chegarem a um acordo sobre o nome do novo pontífice, uma fumaça branca sairá da chaminé da capela e os sinos da Basílica de São Pedro vão soar.
Nenhum conclave moderno chegou a uma conclusão no primeiro dia, por isso a falta de um resultado na votação única de terça-feira não foi qualquer surpresa. A votação inicial é vista como uma forma de filtrar os votos para os trabalhos dos dias seguintes.
A maioria das apostas aponta para uma decisão até quinta-feira (14), embora não exista um claro favorito e o processo possa levar mais tempo.
Fonte: Gazeta do Povo