DV terá programação para a hanseníase.

A hanseníase é uma doença que qualquer pessoa pode ter, adultos ou crianças e que apresenta seus primeiro sintomas através da pele.

Image
  • 14 de Março de 2013
  • 284

A hanseníase é uma doença que qualquer pessoa pode ter, adultos ou crianças e que apresenta seus primeiro sintomas através da pele. O micróbio da hanseníase entra no organismo e ataca nervos, o que dificulta os movimentos das mãos, pés e dos olhos e causa amortecimentos. Se tratada no começo não causa deformações e nem deixa marcas.

O contágio da hanseníase acontece através do convívio prolongado com pessoas portadoras da doença e que não estão em tratamento. A doença pode levar em média 5 anos para aparecer.

Por apresentarem defesas naturais, mais de 90% das pessoas não desenvolverão a doença, mesmo convivendo com pessoas doentes, porém todos que tiveram contato com a hanseníase devem ser examinados no Posto de Saúde mais próximo.

Com o objetivo de combater e prevenir a doença, a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, através do Departamento de Vigilância em Saúde está organizando a Semana da Mancha. Com programação especial essa semana acontecerá 28 de março a 5 de abril das 8h00 às 13h00.

Duas tendas serão instaladas, uma no calçadão da Igreja Imaculada Conceição, e outra Praça da Amizade com profissionais da Saúde que estarão fazendo avaliações de manchas e encaminhando exames se necessário.

Segundo o Secretário de Saúde Claudiovane Correa, alguns sinais na pele servem de alerta para as pessoas como: Manchas que são amortecidas, não suam e as vezes perdem pêlos, caroços que não coçam, alguns somem e aparecem, inclusive nas orelhas, dificuldade para segurar objetos, tropeçar com frequência, bolhas que aparecem nos braços e mãos e feridas nas solas dos pés.

Ele explica que “ao perceber qualquer sintoma desses, a Unidade Central de Saúde, bem como os ESFs, estão a disposição da população para auxiliar com informações e encaminhamentos e tratamentos”. “Por falta de informação, a doença atinge muitas pessoas no Paraná, no Brasil e em vários países do mundo, e a intenção da Saúde, é justamente evitar que a população duovizinhense sofra com esse mau.” Complementa.