Inicia a programação especial para combater e prevenir a hanseníase em DV.

A Semana da Mancha iniciou no sábado e segue até o o dia 28 de março das 8h00 às 13h00.

Image
  • 25 de Março de 2013
  • 231

A hanseníase é uma doença que qualquer pessoa pode ter, adultos ou crianças, e que apresenta seus primeiro sintomas através da pele. O micróbio da hanseníase entra no organismo e ataca nervos, o que dificulta os movimentos das mãos, pés e dos olhos e causa amortecimentos. Se tratada no começo não causa deformações e nem deixa marcas.

O contágio da hanseníase acontece através do convívio prolongado com pessoas portadoras da doença e que não estão em tratamento. A doença pode levar em média 5 anos para aparecer. Por apresentarem defesas naturais, mais de 90% das pessoas não desenvolvem a doença, mesmo convivendo com pessoas doentes, porém todos que tiveram contato com a hanseníase devem ser examinados no Posto de Saúde mais próximo.

Com o objetivo de combater e prevenir a doença, a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, através do Departamento de Vigilância em Saúde está desenvolvendo a Semana da Mancha, com programação especial que iniciou no sábado e segue até o o dia 28 de março das 8h00 às 13h00.