O Paraná possui 110 mil quilômetros de estradas rurais por onde passam cerca de 30 milhões de toneladas de grãos por ano.
220
Com o objetivo de recuperar e modernizar as estradas rurais paranaenses, o Governo do Estado está repassando 30 Patrulhas do Campo para consórcios municipais em todas as Regiões do Paraná.
O Paraná possui 110 mil quilômetros de estradas rurais por onde passam cerca de 30 milhões de toneladas de grãos por ano, além de um grande volume de outros produtos do meio rural, como frangos, suínos, bovinos, leite, madeira e hortaliças.
A melhoria das estradas rurais também é importante para garantir a trafegabilidade, fundamental para o bom funcionamento do transporte escolar, o acesso aos serviços de saúde, lazer e para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.
Na semana passsada as Patrulhas do Campo começaram a ser utilizadas pelo Consórcio Intermunicipal Portal do Pinhão, que reúne os municípios de Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Mariópolis, Palmas, Pato Branco e Vitorino, na Região Sudoeste do Estado. Até o ano que vem, serão entregues 60 patrulhas.
O governador Beto Richa ressaltou os investimentos na agricultura, principalmente da Região Sudoeste.
O governo estadual realiza este programa voltado a consórcios municipais com o objetivo de que as cidades criem uma visão regional de desenvolvimento. Em média, cada consórcio envolve mais de sete municípios.
Até o final do mês que vem, outros dois consórcios devem receber Patrulhas do Campo: Procaxias, que atende 10 municípios, e Piquiriguaçu, que atende 5 municípios.
O primeiro município do Consórcio Intermunicipal Portal do Pinhão beneficiado com a Patrulha do Campo será Bom Sucesso do Sul, com o cascalhamento e adequação de aproximadamente 16 quilômetros de estradas, de acordo com a Codapar, a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, responsável pela execução do programa.
O prefeito de Bom Sucesso do Sul, Celso Pilonetto, ressaltou a importância da ajuda do Governo do Estado com recursos em um período de baixo orçamento e com estragos causados pelas chuvas.
Segundo o presidente da Codapar, Tino Staniszewski, trata-se de uma parceria para melhorar a vida do agricultor rural.
A Codapar também fornece o projeto técnico de execução e/ou recuperação de cada estrada, que deve ser seguido pelos consórcios, além de apoio técnico.
Cada patrulha é composta por uma escavadeira, um trator de esteira, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um rolo-compactador, um caminhão-comboio, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes.
A cada três patrulhas, a Codapar também vai disponibilizar uma carreta para o transporte dos equipamentos. Todo o maquinário está avaliado em mais de quatro milhões e quinhentos mil reais.