Sec. de Educação emite nota sobre o episodio envolvendo professora e aluno em escola do município

Image
  • 11 de Abril de 2013
  • 275

Nota de esclarecimento

 

A Secretaria de Educação de Dois Vizinhos, diante da repercussão da notícia  envolvendo uma professora estagiária e um aluno, no intuito de fazer prevalecer a verdade esclarece:

a) Assim que tomou conhecimento, a direção da escola tomou todas as providências cabíveis, mantendo a secretaria de educação a par e seguindo as recomendações desta sobre os procedimentos necessários, seja ouvindo a professora, aluno e pais envolvidos, como a própria classe.

b) Mesmo que sendo por um evento pontual, o cancelamento do contrato temporário com a professora foi feito. A Secretaria de Educação de Dois Vizinhos não compactua com o que aconteceu naquela sala de aula, e em nenhum momento irá se omitir em seguir os procedimentos necessários para qualquer profissional que descumpra os procedimentos corretos, exigidos e razoáveis do que se espera de um professor. No entanto, ressaltamos ainda, que antes de qualquer condenação exagerada sob o ponto de vista da comunidade, devemos nos colocar no lugar da própria professora reconhecendo os enormes desafios que todo o professor tem em sala de aula nos dias de hoje, bem como os próprios pais no seio de suas famílias, lembrando é claro, que devemos sempre seguir meios adequados para ensinar, no caso dos professores, e educar, no caso dos pais.

c) O Conselho Tutelar, com o apoio da Secretaria de Educação está cuidando do caso, dando o apoio necessário à família e à criança, dentro dos padrões do Estatuto da Criança e do Adolescente.

d) A Secretaria de Educação repudia os boatos, que muitas vezes, com lentes da má fé, tentam a todo custo amplificar para além do que realmente foram os fatos, visando, muitas vezes tirar proveito político, esquecendo-se que o fato foi isolado e que nada tem de política, e que, quando se olha cegado pelas lentes das disputas, toda a comunidade perde, perde uma escola que tem mais de 50 anos de tradição,  perdem nossos professores, e perde, principalmente a família do aluno envolvido, e por que não, a própria jovem professora e seus familiares. Ela, que formada em artes, apesar do erro, tem todo um futuro pela frente e que certamente tirará lições pela ação imprópria.

e) E por fim, ressaltamos novamente que o fato foi isolado; que a versão real foi o que demonstrou a reportagem da RPC TV, que soube ouvir os lados envolvidos e que não usou de sensacionalismo na informação.

Como organização responsável pela educação no município, entendemos que quem realmente almeja o bem da comunidade e pensa com grandeza e honradez, como é o caso de todos os profissionais da secretaria e de toda a classe do magistério duovizinhense, é sábio esperar que, como profissionais da educação possamos aprender com o fato, evitando que se repita. E como cidadãos, demonstrar que somos maiores do que qualquer percalço e que somente com união vamos superar grandes desafios e ter forças, para como organização educacional e administrativa, como pais e como famílias agirmos com a determinação e o entusiasmo necessários para termos sabedoria para realmente conseguir assumir e fazer valer a verdadeira responsabilidade que cabe a cada um na educação de nossas crianças e filhos, ou seja, as responsabilidades da escola e as responsabilidades dos pais.

 

Dois Vizinhos, 11 de abril de 2013.

Secretaria Municipal de Educação de Dois Vizinhos