A iniciativa foi apresentada na sexta-feira, em Foz do Iguaçu, durante encontro do governador com prefeitos.
221
O governador Beto Richa anunciou um investimento de 132 milhões e 200 mil reais para melhoria de estradas rurais por meio do programa Caminho das Pedras. A iniciativa foi apresentada na sexta-feira, em Foz do Iguaçu, durante encontro do governador com prefeitos. Beto Richa destacou que o programa vai pavimentar diversas estradas, possibilitar um caminho mais seguro para o desenvolvimento dos municípios.
O governador destacou ainda que não haverá contrapartida financeira das prefeituras. Os municípios realizarão a terraplenagem e a contratação das empresas que farão a colocação das pedras poliédricas. O evento de Foz do Iguaçu reuniu prefeitos de todas as regiões.
No mesmo encontro, o governador anunciou a liberação de 150 milhões de reais, a fundo perdido, para municípios com menos de 50 mil habitantes investirem em projetos que impactem na melhoria de vida nas cidades.
O programa Caminho das Pedras será executado pelas secretarias estaduais da Infraestrutura e Logística e da Agricultura e Abastecimento. O principal foco é no calçamento de estradas rurais, que vai receber 114 milhões e 200 mil reais. O programa prevê ainda seis milhões de reais para a construção de mais de 150 pontes de concreto, com recursos da Secretaria de Infraestrutura e Logística.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirmou que as estradas vão servir para outros objetivos que não só para o escoamento da produção.
Outros oito milhões de reais serão liberados para a compra de três milhões e 300 mil de litros de diesel para abastecer o maquinário a ser utilizado pelos municípios para a melhora de estradas. Nos convênios, os municípios ficam encarregados pela construção das cabeceiras e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER, fornece as vigas e o apoio técnico.