Com dia D, Paraná alcança 35% da meta da vacinação contra a gripe.

As pessoas que não compareceram no dia D, ainda poderão receber a vacina nas unidades de saúde de todo o Paraná, das oito horas da manhã às cinco da tarde.

Image
  • 22 de Abril de 2013
  • 209

O Paraná alcançou 35% da meta da vacinação contra gripe até as quatro horas de sábado, no dia D, nacional da imunização dos grupos prioritários. Desde o início da campanha, mais de 719 mil pessoas receberam a dose. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, acompanhou o trabalho em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A campanha segue até esta sexta-feira, dia 26.

As pessoas que não compareceram no dia D, ainda poderão receber a vacina nas unidades de saúde de todo o Paraná, das oito horas da manhã às cinco da tarde. Neste ano a expectativa é vacinar dois milhões e oitocentos paranaenses.

Michele Caputo Neto afirmou que o Paraná reivindica, desde 2011, a antecipação da campanha de vacinação para abril, pois no sul do Brasil o inverno é mais rigoroso. O secretário enfatizou que, neste ano, também estão sendo vacinados os doentes crônicos e as mulheres que tiveram filhos em até 45 dias.

Muitos pais aproveitaram o sábado ensolarado e levaram as crianças pequenas para tomarem a primeira dose da vacina. No entanto, as crianças só estarão imunes se a vacina for aplicada em duas doses, com 30 dias de intervalo. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, ressaltou o alerta à população para se imunizar contra a gripe.

Para se prevenir da gripe as pessoas devem tomar alguns cuidados de higiene como: lavar bem, e com frequência, as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e, ainda, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Quem apresentar sintomas de síndrome gripal deve procurar o serviço de saúde para receber o tratamento com o antiviral oseltamivir, quando indicado. Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de cura é de aproximadamente 100%.

Durante a visita em Campina Grande do Sul, o secretário Michele Caputo Neto anunciou que o Governo do Paraná vai construir e equipar uma nova unidade de Saúde da Família, no valor de 700 mil reais e três novas unidades de saúde de apoio rural, pois o município tem extensa área de campo e lavoura e as comunidades são muito distantes. Ele também anunciou o repasse de recursos para custeio do Centro de Especialidades Municipal e uma nova ambulância.