Inicia nessa segunda campanha nacional de hipertensão

A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde juntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), executada pelo município.

Image
  • 22 de Abril de 2013
  • 324

A Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos iniciou nessa segunda, 22, a Campanha Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, que culmina no dia próximo dia 26, denominado “Dia D”. A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde juntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), executada pelo município, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da hipertensão e os benefícios da manutenção de uma pressão saudável.

As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pela morte de cerca de 17,1 milhões de pessoas no mundo. A cada dois minutos no Brasil, uma pessoa morre por doenças relacionadas à hipertensão.

Os hábitos não saudáveis também refletem negativamente na saúde de crianças e adolescentes. Por isso, o cuidado e a atenção com os fatores de risco como colesterol elevado, pressão alta, obesidade, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse, além do histórico familiar para estas doenças, precisam ser redobrados para evitar que se tornem adultos doentes, evitando mortes precoces decorrentes de eventos cardiovasculares.

Para uma vida com menos pressão

Para participar da campanha nacional, basta comparecer na Unidade de Saúde mais próxima e aferir a pressão arterial. Além das Unidades de Saúde, tendas serão montadas na Praça da Amizade com profissionais da Saúde e acadêmicos da Unisep prestando o atendimento. Caso haja alteração na pressão, o paciente será encaminhado para avaliação médica.