Paraná vai desenvolver programa para melhorar produção de leite.

O setor movimenta três bilhões e 200 milhões de reais por ano.

Image
  • 24 de Abril de 2013
  • 174

A Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento quer melhorar o desempenho da produção de leite no Paraná e consolidar o estado entre o primeiro e o segundo colocado no ranking nacional de produção de leite.

O Paraná já caminha para ser o segundo maior produtor de leite do País, com uma produção de três bilhões e 810 milhões de litros por ano, segundo levantamento do IBGE de 2011.

Para intensificar as ações e aumentar a produtividade, qualidade e a sanidade do leite, o secretário Norberto Ortigara se reuniu ontem, com produtores, representantes de cooperativas, indústrias e demais instituições públicas e privadas para discutir o assunto. Foi formado um grupo de trabalho que vai atuar em quatro diretrizes: assistência técnica, valorização da qualidade do leite, defesa agropecuária e industrialização de produtos lácteos.

De acordo com o secretário, o programa começou a ser dimensionado para todo o estado, diante da importância que a produção de leite vem conquistando no Paraná.

O setor movimenta três bilhões e 200 milhões de reais por ano. Atualmente, a cadeia produtiva do leite está presente em todo o Paraná, gerando renda para cerca de 100 mil produtores.

A meta é fortalecer esse segmento no estado e contribuir com o esforço de tornar o Brasil um exportador de leite, com um produto de qualidade conforme a exigência do mercado externo.

Segundo levantamento da Secretaria da Agricultura, existem sistemas de produção diferenciados no Paraná, com uso de tecnologias e resultados produtivos comparáveis às bacias leiteiras mais desenvolvidas do mundo. O Sudoeste, região que mais cresceu nos últimos anos, produz hoje mais de um quarto da produção leiteira do estado, com um bilhão de litros anuais.

 

Fonte: Agencia Estadual de Noticias - AEN