Paraná registra 39 casos de gripe desde o início do ano.

A campanha de vacinação que terminaria nesta sexta-feira (26), foi prorrogada até o dia 30 deste mês.

Image
  • 24 de Abril de 2013
  • 216

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) já registrou 39 casos de gripe desde o começo do ano, sendo que seis deles foram provocados pelo vírus Influenza A H1N1 e 19 pelo vírus influenza A H3N2. Do restante, 12 são subtipo influenza B - um tipo de vírus mais raro - e dois do subtipo influenza A que ainda não tiveram a sua tipologia determinada (podem ser tanto H1N1 como H3N2). Não houve registro de morte.

Os dados foram divulgados ontem (23) pela Sesa e são resultado do monitoramento realizado pelo órgão em parceria com as secretarias municipais de saúde e hospitais de referência. As amostras são coletadas de casos suspeitos e analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

As influenzas dos subtipos A H1N1, A H3N2 são mais comuns do que a do subtipo B, e são tratadas com o medicamento oseltamivir, popularmente conhecido como Tamiflu. Os três casos, no entanto, são prevenidas com a imunização pela vacina tríplice contra a gripe.

A Secretaria de Saúde do Paraná faz o registro dos casos de gripe consideradas potencialmente "perigosas" para a saúde humana. As situações de atendimento de gripe comum não são registradas e notificadas pelos hospitais e municípios.

A campanha, que terminaria nesta sexta-feira (26), foi prorrogada até o dia 30 deste mês. Com isso, as doses, que estariam disponíveis até próxima sexta-feira (26), continuarão a ser oferecidas nos postos de vacinação.

 

Fonte: Agencia Estadual de Noticias - AEN