O dia de ontem, quinta-feira (25) foi decisivo para uma solução quanto à invasão do loteamento Meredik em Dois Vizinhos.
283
O dia de ontem, quinta-feira (25) foi decisivo para uma solução quanto à invasão do loteamento Meredik em Dois Vizinhos. Durante toda a manhã, o prefeito Raul Isotton, juntamente com a gerência da Caixa Econômica Federal e o Capitão Fernando, responsável pela Polícia Militar de Dois Vizinhos, estiveram reunidos visando buscar uma solução serena e positiva para o caso.
No final da manhã, juntaram-se a eles o Assessor Especial para Assuntos Fundiários do Governo do Paraná, Dr. Hamilton Serighélli e o Coordenador Especial de Mediação de Conflitos da Terra, Major Carvalho, ambos com longa experiência no assunto. No início da tarde, Major Carvalho e Dr. Hamilton, juntamente com o Capitão Fernando, o Delegado da Polícia Civil, Dr. Francisco, Mauri Ferreira dos Santos, responsável pelo setor de habitação da prefeitura e Cloracildes Dall`Agnol, secretária de Ação Social, realizaram uma reunião no loteamento Meredik com todas as famílias envolvidas.
Numa conversa esclarecedora e amigável, eles explicaram a determinação da justiça quanto à desocupação e esclareceram quanto a quem tem por direito os imóveis. Major Carvalho destacou que a lista oficial das pessoas que serão beneficiadas foi entregue ainda no ano passado à Caixa Econômica Federal.
Segundo ele, as casas são destinadas à famílias que residem em área de risco, idosos e deficientes físicos, todos de baixa renda.
De acordo com um levantamento feito pelo município, das mais de 80 famílias que estão no local, apenas 20 constam na lista oficial. Dr. Hamilton orientou que essas 20 fiquem tranqüilas, pois serão beneficiadas, mas as demais devem deixar os imóveis, reforçando a importância de que o processo se dê pacificamente. A data de 02 de maio foi o prazo final para que as famílias desocupem as casas. Major Carvalho e Dr. Hamilton garantiram que tanto o estado, através da COHAPAR, quanto o município, estarão buscando soluções para que num futuro próximo haja um programa especial para atender os que vão deixar o local. Para isso, o município manterá um cadastro completo das famílias, com orientações especiais para que possam se enquadrar em programa habitacional específico, já que algumas tiveram benefícios no passado e pela lei não poderiam receber novamente.
De acordo com a gerência da Caixa, a solução precisa ser pacífica e imediata, já que o problema está inviabilizando que Dois Vizinhos possa ser beneficiado com novas moradias pelo Governo Federal.
Ao término das negociações o prefeito Raul Isotton manifestou seu desejo de fazer todo o possível para que tudo seja equacionado de forma serena e tranquila, reconhecendo a real necessidade de moradias que aquelas famílias têm.
"Nós conhecemos as dificuldades de cada um. Por isso agradeço desde já a compreensão e saibam que estamos lutando incansavelmente em articulações junto ao governo federal, e tenho certeza de que teremos boas novidades em breve, mas para isso precisamos também que as famílias entendam e deixem o local pacificamente, para que não só estas, mas as centenas de outras famílias que poderão ser beneficiadas não sejam prejudicadas", observou Isotton.
Fonte: Assessoria de imprensa.