A campanha, conhecida como 'Drogas, não! Quero você feliz. Admita: o álcool é droga' tem colhido bons frutos.
229
O juiz Márcio Geron, da comarca de Capanema, desenvolve, há muitos anos, um trabalho de prevenção às drogas. A campanha, conhecida como Drogas, não! Quero você feliz. Admita: o álcool é droga tem colhido bons frutos.
Além do trabalho preventivo, com palestras para jovens, placas, adesivos, ele atua no campo legal e conseguiu duas importantes conquistas. A primeira ação importante e reconhecida aconteceu em 2003, quando através de uma portaria, o juiz proibiu a presença de bebidas alcoólicas em escolas da sua comarca.
"Era uma vergonha termos bebidas nas escolas. Depois das ações aqui da comarca, o Paraná todo proibiu através da resolução 1870/2003. Foi uma primeira conquista com os efeitos extremamente positivos", conta.
O trabalho continuou e, em 2012, o juiz baixou uma recomendação e acabou com a venda e consumo de bebidas alcoólicas nas formaturas de adolescentes. Agora, em 2013, a Secretaria de Estado e Educação (Seed), através de um ofício circular 240/2013, proibiu o consumo e a comercialização de bebidas alcoólicas em quaisquer eventos escolares, dentro ou fora das escolas, inclusive, em formaturas. "É mais uma conquista para todo o Paraná que começou no Sudoeste", comemora.
Outra ação do juiz, em parceria com as paróquias da sua comarca, foi a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas festas da igreja, que começou em 2012. "Conseguimos o acordo com as igrejas e o resultado está sendo muito bom. Inclusive, a diocese de Londrina também proibiu a venda de bebidas alcoólicas nas festas da igreja", completa.