Até ontem, mais de 28,2 milhões de integrantes do grupo prioritário foram vacinados no país,
250
A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (10).
Até ontem, mais de 28,2 milhões de integrantes do grupo prioritário foram vacinados no país, o que representa 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que representa 31,3 milhões de pessoas.
Esse número equivale a 80% do público-alvo, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. A previsão anterior era que a campanha terminasse em 26 de abril, mas ela foi prorrogada para as pessoas terem mais tempo de se imunizarem. Uma nova prorrogação pode, eventualmente, ser definida nesta sexta.
A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.
O principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe. A meta é reforçar o atendimento às pessoas com doenças crônicas, independentemente da faixa etária. Isso inclui quem tem problemas cardíacos, pulmonares, transplante de rim, obesidade, deficiência mental e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, entre outros.