Afonso Pena é o melhor aeroporto do Brasil, diz pesquisa

O estudo foi realizado em quinze aeroportos brasileiros que receberão turistas durante a realização de grandes eventos, como a Copa das Confederações, em junho deste ano, e a Copa do Mundo de 2014.

Image
  • 21 de Maio de 2013
  • 291

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o melhor avaliado em uma pesquisa da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República realizada com mais de 20 mil passageiros nos três primeiros meses de 2013.

O estudo foi realizado em quinze aeroportos brasileiros que receberão turistas durante a realização de grandes eventos, como a Copa das Confederações, em junho deste ano, e a Copa do Mundo de 2014. Os passageiros responderam a um questionário padronizado – com opções de notas de 1 a 5 para diversos indicadores como segurança, internet, alimentação e banheiros. Os passageiros também puderam avaliar o tempo de espera em filas de check-in e cordialidade dos funcionários dos aeroportos.

Entre os avaliados, o Aeroporto Internacional Afonso Pena foi o que mais se aproximou na nota máxima - obteve uma média de 4,21. O aeroporto de Curitiba ficou quatro décimos acima da nota nacional, que foi de 3,81 pontos. Para a composição da nota média, a Secretaria de Aviação Civil analisou 41 indicadores, que foram divididos em subgrupos: facilidade de acesso, check-in, emigração, inspeção de segurança, imigração e aduana. O aeroporto de Curitiba foi o melhor colocado em nove indicadores – entre eles tempo de fila no check-in, facilidade para encontrar o caminho do aeroporto, limpeza dos banheiros e atualização dos painéis com informações de vôos.

 

Acima da média

 

Nos 41 itens que compõem a pesquisa, o aeroporto de Curitiba esteve acima da média nacional em 38 deles. Em três indicadores Curitiba se manteve na média – disponibilidade de meio-fio, que avalia o espaço destinado ao embarque e desembarque de passageiros na entrada no aeroporto, preços da praça de alimentação e de produtos de estabelecimentos comerciais, que avalia outros serviços oferecidos dentro do terminal aeroportuário, como farmácias e revistarias.

 

Entre os piores colocados estão os aeroportos de Cuiabá, Manaus, Brasília, Campinas e o aeroporto de Confins, em Belo Horinzonte. O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) no Rio de Janeiro e o Aeroporto Internacional Governador André Franco Montouro, em Guarulhos, que funcionam como grandes portas de entrada do país, também tiveram notas abaixo da média nacional.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o Aeroporto Internacional Afonso Pena e os outros 14 terminais avaliados pela pesquisa, afirmou que está avaliando os dados da pesquisa para que possa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.

 

Fonte: Gazeta do Povo