Instituto Ambiental do Paraná capacita técnicos para atuar no Cadastro Ambiental Rural

Ao todo, serão formados 45 servidores do instituto em todas as regiões do estado.

Image
  • 28 de Maio de 2013
  • 302

O IAP, Instituto Ambiental do Paraná, promove desde ontem o segundo curso de capacitação dos técnicos para o cadastramento e análise do Cadastro Ambiental Rural. A meta é cadastrar mais de 532 mil propriedades no estado, uma forma de integrar as informações ambientais e compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e para o combate ao desmatamento.

Ao todo, serão formados 45 servidores do instituto em todas as regiões do estado. Eles vão auxiliar os proprietários rurais e atuar na aprovação e certificação do cadastro das propriedades.

O curso tem como objetivo ensinar os servidores a fazer o novo cadastro das propriedades rurais e analisar os dados para a emissão do certificado e de termos de compromisso para recuperação de áreas degradadas, de acordo com o Novo Código Florestal.

O diretor de Desenvolvimento Florestal do IAP, Mauro Scharnik, afirmou que a ideia do curso é esclarecer os servidores sobre o que é o Cadastro Ambiental Rural.

A partir da data da homologação do CAR pela presidente Dilma Rousseff, o cadastro deverá ser realizado em todas as propriedades rurais em um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. Os órgãos ambientais terão cinco anos para analisar os dados.

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, disse que a implantação do Cadastro vai ser um modelo de gestão ambiental para o Paraná. O cadastramento garante benefícios como o acesso a crédito e prazo de até 20 anos para a readequação dos imóveis.

No Paraná, o cadastro também vai auxiliar o Programa Bioclima com o pagamento por serviços ambientais.