Estado do Paraná prorroga prazo da comprovação da vacinação contra febre aftosa

O prazo agora vai até o próximo dia 04, terça-feira da semana que vem.

Image
  • 30 de Maio de 2013
  • 232

A Agência de Defesa Agropecuaria do Paraná, a Adapar, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, informa que foi prorrogado o prazo para os pecuaristas comprovarem a vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa. O prazo agora vai até o próximo dia 04, terça-feira da semana que vem.

Segundo o diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Adriano Riesemberg, a prorrogação visa compensar o produtor pelos dias em que ele encontrará as Unidades Locais de Sanidade Agropecuária fechadas em função do feriado de Corpus Christi, e do recesso do serviço público, dia 31, na sexta-feira.

O diretor enfatizou que a prorrogação para comprovação, porém, não amplia o período da campanha de vacinação.

Segundo levantamento parcial da Adapar, proprietários de cerca de 70% do rebanho bovino e bubalino do Estado, até 24 meses, já apresentaram comprovação da vacinação dos animais.

A tendência é aumentar o volume de comprovação nesse final de campanha, porque os produtores costumam entregar o comprovante nos últimos dias e é necessário um tempo hábil para digitalizar todas as informações necessárias, explicou o fiscal de Defesa Agropecuária Walter Ribeirete.

O produtor deve se apresentar em uma das 132 Unidades Locais de Sanidade Agropecuária do Estado para comprovar que realmente vacinou o rebanho, que nessa campanha atinge os animais até os 24 meses de idade. Estima-se que quatro milhões e quatrocentas mil cabeças estejam nessa faixa etária.

Os produtores que quiserem também podem fazer a comprovação no novo sistema on-line no endereço eletrônico, o www.adapar.pr.gov.br. O Paraná não registra focos suspeitos de febre aftosa desde 2005.