Poliomielite: Em DV, 64% das crianças receberam a vacina no último sábado

A data foi marcada também 'dia D', ou seja, dia de maior mobilização para vacinar o público alvo que atinge crianças de seis meses a cinco anos de idade.

Image
  • 12 de Junho de 2013
  • 383

No último sábado, dia 8, aconteceu o início da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. A data foi marcada também dia D, ou seja, dia de maior mobilização para vacinar o público alvo que atinge crianças de seis meses a cinco anos de idade.

Em Dois Vizinhos, o objetivo era vacinar pelo menos metade das 2.277 crianças listadas pelo Ministério da Saúde. Os números foram ainda melhores: 1.457 crianças receberam a gotinha ou a injeção, o que representa 64% do total. "No Brasil, a média chegou a 41%.

Estamos satisfeitos por ficarmos bastante a frente desse total nacional. Agora, como as unidades tem o controle, vamos buscar quais crianças não foram vacinadas e procurar chegar ao 100%", diz Andréia Lucia Biancato, enfermeira do setor de epidemiologia da secretaria de saúde.

Ela afirma que a grande maioria dos pais compareceu aos pontos de vacinação com o cartão de vacina, o que é extremamente importante para que a criança receba as doses corretas da vacina.

"Como temos, além da gotinha, a dose injetável, precisamos das informações de todas as vacinas que a criança recebeu. Os pais entenderam o chamado e conseguimos vacinar as crianças sem ter dúvidas das doses corretas que precisavam ser utilizadas", conclui.