Em Dois Vizinhos, moradores das margens do Rio Jirau Alto, também foram afetados por volta do meio-dia de ontem quando o rio transbordou.
286
As fortes chuvas dos últimos dias afetaram mais de 42 mil paranaenses desde a última quarta-feira (19), segundo o boletim divulgado pela Secretaria da Defesa Civil, com dados atualizados até ontem (24). Esse número corresponde a todos os que foram afetados de alguma maneira, incluindo as pessoas que ficaram sem energia elétrica.
Há previsão de chuva até esta quarta-feira (26). Nesse período, a Defesa Civil vai permanecer em alerta, segundo o tenente Marcos Vidal da Silva Junior.
Mais de 6 mil pessoas permaneciam desalojadas em todo o estado até ontem, sendo que 5 mil são moradores de São José dos Pinhais. De acordo com o tenente Vidal, as pessoas estão retornando aos poucos às suas casas, mas a previsão de chuva para os próximos dias faz com que muitos esperem o clima normalizar para voltar para casa.
Uma mãe e o filho morreram no município de Laranjeiras do Sul, na região centro-sul do estado, na quinta-feira (20). Eles foram soterrados depois de um deslizamento de terra. Mais de 1,1 mil residências foram danificadas em todo o Paraná.
Em Curitiba, 1,2 mil pessoas foram afetadas pela chuva. Mais de 200 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão em abrigos. Outras 27 estão desalojadas (saíram de casa, mas não precisaram ir a um abrigo). Há registro de duas pessoas feridas na capital.
As cidades com maior número de pessoas afetadas são Irati e Prudentópolis. Em Irati, mais de 13 mil pessoas foram afetadas por inundações registradas principalmente na última quinta-feira. 600 permanecem desalojadas. Alagamentos em Prudentópolis na mesma data afetaram ais de 18 mil moradores.
Em Dois Vizinhos, moradores das margens do Rio Jirau Alto, também foram afetados por volta do meio-dia de ontem quando o rio transbordou. Pelo menos 30 casas foram invadidas pela água, obrigando moradores a pedir socorro ao corpo de bombeiros, defesa civil e equipes da Prefeitura.