A mensagem prevê 0,6% de reajuste retroativo a maio e mais 3,94% em outubro.
215
O projeto do governo que garante reajuste e equiparação salarial aos professores da rede estadual do Paraná foi aprovado ontem pela Assembleia Legislativa em primeira discussão. A mensagem prevê 0,6% de reajuste retroativo a maio e mais 3,94% em outubro.
Com os novos índices, o aumento salarial deste ano para os professores vai atingir 11,35%, cumprindo compromisso do Governo de acompanhar o valor do piso nacional do magistério e com a equiparação salarial em relação aos demais servidores de nível técnico superior do Estado.
Além dos benefícios salariais para a categoria, o Governo do Paraná está investindo na construção e reforma de escolas, no transporte de estudantes e na qualificação profissional. O governo ampliou os recursos destinados ao transporte escolar, que passaram de 28 milhões de reais em 2010 para 160 milhões de reais no ano passado e neste ano, e entregou 32 mil tablets aos professores.
Também foram contratados 17.174 profissionais de educação em pouco mais de dois anos e mais de 2 mil professores estaduais foram liberados para formação profissional em cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Na área de infraestrutura, são mais de duas mil obras em escolas de todo o Estado. O governador também autorizou, nesta semana, a compra de 67 ônibus escolares para o transporte de estudantes com deficiência. Até o fim do ano, serão comprados 180 veículos. Só para a educação especial, estão sendo destinados 436 milhões de reais.