• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Alunos da UTFPR bloqueiam estrada de acesso da instituição para reivindicar melhorias.

Segundo informações cerca de 100 acadêmicos participam do ato, além de professores e funcionários da instituição.

Image
  • 11 de Julho de 2013
  • 477

Como forma de apoio aos manifestos que acontecem hoje em todo o país, alunos da universidade tecnológica federal do Paraná – UTFPR Campus de Dois Vizinhos bloquearam a rua que dá acesso a universidade.

Segundo informações cerca de 100 acadêmicos participam do ato, além de professores e funcionários da instituição.

O Fluxo de veículos no local deverá permanecer interrompido até a noite.

Os acadêmicos reivindicam melhorias nas refeições servidas no RU, melhorias nas áreas culturais e esportivas da instituição. Além disso, os manifestantes pedem melhorias nos cursos existentes na UTFPR com estruturação de laboratórios e contratação de mais profissionais qualificados.

Manifestações vão ocorrer durante em todo o Brasil durante o dia de hoje. Cerca de 30 rodovias estão bloqueadas no país, com manifestos em mais de 15 estados.

Os protestos são organizados por centrais sindicais, para cobrar do governo e do Congresso Nacional o avanço na pauta trabalhista, que inclui o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e mudanças nas regras de terceirização, além de reajuste para aposentados, mudanças na equipe econômica do governo Dilma Rousseff, mais investimentos em saúde e educação, redução dos juros e ataque à inflação, entre outras.

Chamado pelos sindicatos de greve geral, o movimento - que pegou carona na onda de protestos que sacudiu o País em junho - é o quarto desse tipo em 190 anos, desde a Independência (7 de setembro de 1822). Em 2013, a novidade é a unificação dos sindicatos e movimentos sociais em uma pauta que cobra o avanço do Brasil.