• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Com nova lei, professores do Paraná acumulam reajuste de 50%

A medida vai beneficiar quase 80 mil profissionais do magistério.

Image
  • 25 de Julho de 2013
  • 199

O governador Beto Richa sancionou a lei que garante reajuste e equiparação salarial aos professores da rede estadual. A medida vai beneficiar quase 80 mil profissionais do magistério. Com isso, professores e pedagogos contabilizarão aumento salarial de mais de 50% desde 2011.
Neste ano, vai haver aumento salarial superior a 11% para os professores, cumprindo compromisso do Governo do Estado de acompanhar o valor do piso nacional do magistério e de equiparar a remuneração dos profissionais da educação a dos demais servidores de nível técnico superior do Estado.
Em outubro, o salário para jornada de 40 horas semanais será de 2.237 reais e oito centavos. O projeto de lei aprovado pelos deputados estaduais estabelece a incorporação de reajuste de 0,6% para professores, retroativo a maio, sobre o índice concedido na última data-base.
Além disso, em outubro será paga a última parcela da equiparação salarial, de quase 4%. Segundo o governador Beto Richa, um salário maior motiva mais os professores a realizar um bom trabalho.
Ainda segundo Beto, a equiparação salarial é uma das mais antigas reivindicações dos professores, e um compromisso do plano de governo que está sendo cumprindo integralmente.
Com a equiparação, pela primeira vez na história do magistério estadual os professores concursados vão ingressar na carreira com salário inicial igual aos demais servidores de nível técnico do estado. Antes de 2011, a diferença da remuneração no comparativa com outras carreiras do Estado chegava a 26%.
Outra grande conquista da categoria é o aumento da hora-atividade. A partir de agosto, o período extra-classe passa a ser de seis aulas semanais para carga de 20 horas. Desta forma, professores ganham mais tempo para preparar aulas, corrigir provas e planejar as atividades já a partir do início do segundo semestre letivo. Este é o segundo aumento de tempo extra-classe para professores neste ano. Em fevereiro, as escolas saíram de quatro para cinco aulas semanais de hora-atividade.
De acordo com o secretário estadual da Educação e vice-governador Flávio Arns, em menos de um ano o Estado avançou 50% na jornada de hora-atividade.
Em pouco mais de dois anos, o governador Beto Richa autorizou a contratação de 17.174 profissionais de educação, e mais de dois mil professores estaduais foram liberados para formação profissional em cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado.
No período, os recursos destinados ao transporte escolar passaram de 28 milhões para 160 milhões de reais, e foram entregues 32 mil tablets aos professores.