PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA BENEFICIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DV

A partir do mês de Novembro, após encerrar o Componente I, sucede-se o Componente II, que prevê a realização de palestras de orientações e prevenções

Image
  • 13 de Setembro de 2013
  • 219

Visando a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce de enfermidades em crianças e adolescentes, a equipe do NASF ( Núcleo de Saúde da Família) e Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, estão realizando o Programa Saúde na Escola.
Este é um programa do Ministério da Saúde, estendido aos municípios, onde profissionais de saúde, estão se deslocando às Escolas e Colégios, procedendo à realização de exames como: Teste de Snelen (ocular), avaliações antropométricas (peso X altura), verificação da situação vacinal, através do cartão de vacina do aluno, e avaliação diagnóstica de saúde bucal.
Nos casos de alterações destes quadros de avaliações são realizados encaminhamentos com guias de referência e contra referência para o ESF (Estratégia de Saúde da Família) do território específico, onde as crianças ou adolescentes devem comparecer juntamente com um responsável, e o problema poderá ser tratado.
A equipe do Programa Saúde na Escola está composta por: Nutricionista, Assistente social, Fisioterapeuta, Psicóloga, Fonoaudióloga, Enfermeira, Odontólogo, Auxiliar de Saúde Bucal, Pedagogas e Professoras, e ainda com a colaboração da Coordenação da Atenção Básica e demais profissionais das ESFs.
O Programa teve inicio no dia 05 de agosto na Escola Plínio Salgado da linha Conrado, seguindo o cronograma com um dia para cada escola. Serão atendidos, nesta primeira etapa, denominada Componente I, cerca de 6.300 alunos das redes Municipais e Estaduais de Ensino.
A partir do mês de Novembro, após encerrar o Componente I, sucede-se o Componente II, que prevê a realização de palestras de orientações e prevenções, conforme preconiza o Ministério da Saúde.