O Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã beneficia jovens entre 18 e 29 anos que estejam em situação de desemprego e buscando uma oportunidade de trabalho
218
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Trabalhador foi concebido pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar o atendimento aos jovens entre as idades de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego e que buscam uma oportunidade de se qualificar profissionalmente para o seu primeiro emprego ou na continuidade do aprendizado.
A gestão do Projovem é compartilhada entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Prefeitura de Dois Vizinhos, para atender aos munícipes duovizinhenses qualificando-os ao mercado de trabalho.
O Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã beneficia jovens entre 18 e 29 anos que estejam em situação de desemprego e buscando uma oportunidade de trabalho, mas que no momento da procura se vê em uma situação desfavorável por não conter a especialização na área concorrida.
O Programa visa qualificar esses jovens para que possam concorrer a uma oportunidade de emprego com as mesmas condições em que os outros que ali estão tiveram.
Para que esses jovens sejam atendidos no Programa Projovem Trabalhador os candidatos não poderão ter vinculo empregatício, e terão que estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental e médio.
O Programa Projovem Trabalhador dará ao final do curso de 350 horas o certificado na formação da área escolhida pelo jovem:
• Assistente Administrativo;
• Assistente de Cabeleireiro e Manicure (Serviços Pessoais);
• Assistente de Vendas;
• Metalmecanica;
• Auxiliar de Cozinha.
Todos os participantes terão lanche diário, kit estudantil, camiseta que o identificará junto ao Programa, além de uma bolsa mensal de R$ 100,00 que será realizado por meio de uma abertura de conta no Banco do Brasil e que terá apenas essa finalidade de retirada do Benefício. O curso terá a duração de 6 meses totalizando o benefício em R$ 600,00. Esse é o único programa que paga para os alunos participarem, o aluno deverá participar do programa apenas com a vontade de aprender e a responsabilidade em entender que essa é uma oportunidade única.
O Programa garante a 30% dos 300 jovens participantes uma vaga de emprego, ou seja, 90 jovens terão ao final dos 6 meses de curso o seu emprego, o seu sustento e a oportunidade de crescimento pessoal e profissional.