Temporal causa estragos em cidades da região

Cerca de 200 casas foram danificadas pelo granizo e fortes ventos em Enéas Marques.

Image
  • 23 de Setembro de 2013
  • 443

A Defesa Civil de Dois Vizinhos foi mobilizada na madrugada de ontem por conta dos fortes ventos e chuva de granizo que atingiu a cidade e o interior. Na Vila Rural Verdes Campos várias casas tiveram o telhado danificado. Em São Francisco do Bandeira, pelo menos dois aviários foram derrubados pela força dos ventos. No Piracema algumas casas foram destelhadas. Próximo ao CTG algumas arvores foram derrubadas. O Córrego Pinzon, transbordou nas imediações do Lago da Paz e uma casa foi invadida pela água. A Defesa Civil providenciou lonas para socorrer casas na sede e interior do município. Nas Linhas Marília e Tartari o vento arrancou barracões, telhas e árvores. Na Linha Barra do Lajeado Grande, os moradores ainda permanecem sem luz, uma vez que vários postes foram derrubados. Ainda hoje equipes da secretaria de viação e obras, juntamente com a equipe da Defesa Civil estarão realizando o levantamento completo sobre os danos provocados pelo mau tempo.
=
No Município de Verê a situação não foi diferente. A tempestade seguiu no sentido cidade as Águas do Vere. As localidades de Alto Alegre e Santana tiveram vários prejuízos nas propriedades agrícolas. Na sede o Hospital do Trabalhador teve o telhado danificado; as escolas da rede municipal e estadual tiveram significativos danos, assim como a Apae. Salas-de-aula com muita água, equipamentos e computadores danificados. O Prefeito Adão dos Santos, ao avaliar os prejuízos decidiu juntamente com a secretaria de educação, cancelar as aulas no dia de hoje.
Segundo o prefeito, pelo menos 500 casas tiveram o telhado perfurado por pedras de gelo do tomando de uma bola de tênis de mesa. 450 lonas foram distribuidas pela prefeitura, e um montante considerado foram compradas no comércio local. Amanhã o prefeito e equipe estarão aqui no Sete e Meia apresentando o balanço dos estragos.
=
Cerca de 200 casas foram danificadas pelo granizo e fortes ventos em Enéas Marques. O fenômeno ocorreu na tarde de sexta-feira (20), por volta das 14h45. Moradores foram pegos de surpresa.
A região mais atingida fica próxima a PR 471, sentido a Francisco Beltrão, onde até mesmo a cobertura de um posto de combustível foi arrancada inteira e jogada a uma distância de aproximadamente 100 metros. A força do vento também derrubou várias árvores na cidade e no interior.
O prédio que abriga a Rodoviária Municipal também teve danos na cobertura. Outro local danificado foi um barracão onde funciona uma fabrica de confecções. Parte da cobertura caiu. As cerca de 80 funcionárias que trabalhavam no momento conseguiram se abrigar em outro cômodo e ninguém se feriu.
=
No município de Nova Esperança do Sudoeste, segundo o Sargento Anselmo Gross da Coordenadoria Regional de Defesa Civil pelo menos 60 casas foram danificadas.
=
As chuvas que atingem o Paraná desde a tarde de sexta-feira (20) afetaram mais de 26 mil pessoas, de acordo com balanço divulgado ontem (22) pela Defesa Civil. Pelo menos 24 municípios foram atingidos, sendo a maioria concentrada nas regiões oeste e sul do Estado. 6.760 residências foram sido danificadas por causa do granizo.
A situação mais crítica é a de Corbélia, onde 80% das residências foram danificadas e pelo menos 10 mil pessoas afetadas. Em visita à cidade, o governador Beto Richa afirmou que deve decretar situação de emergência a partir desta segunda-feira.
=
As fortes chuvas que assolam o Sul do Brasil deixaram 4 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas em Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, foram afetadas ao menos 5.217 pessoas pelo volume forte de chuvas.
=