Em nove meses, as patrulhas atuaram em 66 estradas, beneficiando mais de 16 mil propriedades rurais e cerca de 80 mil pessoas.
247
O Governo do Estado, por meio das Patrulhas do Campo, já melhorou 1.200 quilômetros de estradas rurais paranaenses. Em nove meses, as patrulhas atuaram em 66 estradas, beneficiando mais de 16 mil propriedades rurais e cerca de 80 mil pessoas.
Ontem, o governador Beto Richa esteve na comunidade São Braz, em Vitorino, na região Sudoeste, e comemorou os resultados, junto com o prefeito Juarez Votri e os agricultores.
O governador e o diretor-presidente da Codapar, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, Tino Staniszewski, inauguraram a placa "Marco Mil", para marcar os 1.200 quilômetros de estradas trabalhadas. Tino Staniszewski ressaltou a importância do programa para os agricultores.
O conjunto da Patrulha do Campo é disponibilizado pelo governo aos municípios organizados em consórcios, que preparam o trabalho, em forma de rodízio. Operam as máquinas funcionários das prefeituras, que são capacitados por equipes da Codapar, responsável pelo programa. Até agora já foram capacitados 635 técnicos e operadores. Juarez Votri, prefeito de Vitorino, exaltou o programa e os resultados proporcionados.
Vitorino faz parte do Consórcio Portal do Pinhão, que reúne ainda Palmas, Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Pato Branco e Mariópolis. Na cidade foram adequados cerca de 20 quilômetros de estradas rurais. O produtor de leite, Zeferino Sentin, de 58 anos, destacou a importância das estradas para a produção.
Vitorino foi a terceira cidade do consórcio a receber a patrulha, depois de Bom Sucesso do Sul e Pato Branco. Mario Paulek, prefeito de Mariópolis, cidade que recebe a próxima Patrulha, ainda nesta semana, explicou como o programa vai funcionar no município.
O governador também participou de evento com a comunidade de Vitorino, no Clube da Terceira Idade, onde anunciou novos investimentos. Na cidade, o governo já construiu uma unidade de saúde, e por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o município realizou recape asfáltico nas vias urbanas.
Os projetos na área da habitação beneficiam 209 famílias, e estão em andamento obras de pavimentação na comunidade de Santo Antônio.
Está sendo implantado um sistema de abastecimento de água na comunidade São Donato. Vitorino recebe 330 mil reais pelo PAM, o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios. O recurso será aplicado em um projeto escolhido pela população.