A iniciativa da deputada Rose Litro (PSDB/PR) tem como base o grande número de Cristãos Adventistas no Paraná
311
A deputada estadual Rose Litro (PSDB/PR) enviou na última semana, através de Requerimento aprovado em Plenário, uma sugestão de lei ao Governador Beto Richa, para que os concursos públicos e exames vestibulares de instituições públicas do Paraná não sejam mais realizados aos sábados.
A iniciativa da deputada tem como base o grande número de Cristãos Adventistas no Paraná, que desejam ter os mesmos direitos dos demais candidatos sem, no entanto, entrar em conflito com sua convicção religiosa, que considera o sábado como sagrado.
De acordo com o texto da legislação sugerida "As provas dos concursos e exames vestibulares de instituições públicas serão realizadas no Paraná no período de domingo à sexta-feira", o que possibilita que aqueles que guardam os sábados possam competir com os demais nos certames. No caso de não ser possível a realização dos exames fora do sábado, o candidato que alegar e comprovar convicção religiosa poderá fazer as provas após as dezoito horas do mesmo dia (após o por do sol).
"Temos sido procurados por muitas pessoas que nos pedem uma ajuda com relação às datas dos concursos, pois sua convicção religiosa não permite que elas realizem atividades durante o dia no sábado. Estamos sugerindo ao Governador essa lei buscando uma solução para essa situação com o objetivo de dar igualdade de direitos aos candidatos", disse a deputada.