Esta é a primeira vez na história, em 29 anos de operação, que a usina torna-se bicampeã consecutiva em geração de energia elétrica
312
Às 15 horas e 38 minutos de ontem (30), a usina hidrelétrica de Itaipu superou a marca de 98,2 milhões de Megawatts, batendo o recorde mundial de geração de energia, conquistado pela própria Itaipu em 2012.
Esta é a primeira vez na história, em 29 anos de operação, que a usina torna-se bicampeã consecutiva em geração de energia elétrica, com recorde sucessivo de geração anual.
Em 2013, a usina hidrelétrica chinesa de Três Gargantas, que chegou a ameaçar o título da binacional no ano passado, não foi páreo para Itaipu.
A produção da chinesa ficou em torno de 10% menor quando comparada à da brasileiro-paraguaia.
Em 2012 e 2013, Itaipu não só estabeleceu novas marcas mundiais, mas também deu um grande salto de geração em relação a anos anteriores.
A vantagem do biênio é de quase 4 milhões de Megawatts em comparação a 2008, penúltimo recorde anual da usina, quando Itaipu registrou 94.6 milhões de Megawatts.
O maior volume produzido em um ano, antes disso, foi em 2000, quando Itaipu gerou 93.4 milhões de Megawatts.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, atribui a superação do próprio recorde de geração à boa gestão dos recursos disponíveis e ao comprometimento dos próprios empregados.
A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia.