• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

Parceria entre Viação e Obras e Patrulha no Campo trás melhores estradas ao interior

As estradas rurais, também conhecidas como vicinais, possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental

Image
  • 28 de Janeiro de 2014
  • 201

As estradas rurais, também conhecidas como vicinais, possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agropecuária e o conseqüente abastecimento dos centros urbanos. Também é através delas que acontece o fluxo dos moradores do interior para a cidade e o deslocamento dos onibus do transporte escolar.
Para melhorar a qualidade do tráfego, a Prefeitura de Dois Vizinhos está desenvolvendo através da Secretaria de Viação e Obras, trabalhos de recuperação de estradas rurais, alargamento de vias e construção de caixas de contenção de água. São frentes de trabalho que se dividem, somente nessa primeira etapa, pelas mais diversas comunidades do interior como Linha Benetti, Conrado, Linha dos Alemães e Santa Maria.
Dando suporte a essas demandas, além do maquinário e servidores da Secretaria, a frota do Programa Patrulha do Campo também contribui para se obter o exelente resultado estimado pela Administração.
O patrulha do Campo é um programa do Governo do Estado, que constituiu o Consórcio CIVIPAR, englobando os municípios de Saudades do Iguaçu, Sulina, Chopinzinho e São Jorge dOeste. O CIVIPAR é presidido pelo Prefeito de Dois Vizinhos Raul Isoton e disponibiliza máquinas e caminhões para a execução de 120 horas/máquina de serviços na recuperação de estradas vicinais.
Segundo estimativas, serão recuperados pelo menos 15 quilômetros de estradas. As máquinas permanecem no município até a conclusão das 120 horas. Já o Município fica responsável pelo combustível para as máquinas, os servidores para a execução dos trabalhos e a estrutura necessária para as obras como tubos por exemplo.
Na última semana as equipes da Viação e Obras deram continuidade ao melhoramento em Santa Maria, cascalhandando a estrada principal de acesso a comunidade e ainda construindo caixas de contenção de água que evitam erosão e o comprometimento da via com a ocorrência de fortes chuvas.
Segundo o Secretário Itamar Boaretto, as caixas construídas na lateral das estradas, são capazes de reter milhares de litros de água evitando assim que a mesma seja danificada pela erosão. " O grande objetivo dos serviços é o de proporcionar a população de DV, estradas de boa qualidade cascalhadas, mais largas para facilitar o fluxo de veículos e caminhões, além de sistemas eficientes de drenagem de água,"disse Boaretto. Ele concluiu informando que ao final dos trabalhos na comunidade de Santa Maria, as equipes se deslocam para Linha Conrado e Linha dos Alemães e Linha Benetti.
Para o agricultor Orides Andrade, da comunidade de Sta Maria, são aproxidimadamente 24 aviários e 4 caminhões de leite que trafégam diariamente pela região que estava carente de boas estradas para desenvolverem seus trabalhos. Ele disse que a estrada estava em condições tão precárias que muitas vezes ajudou a desatolar veículos maiores que acabaram caindo em uma enorme valeta que existia no local. "Agora sim, graças ao empenho do prefeito, do secretario e da Prefeitura como um todo, estamos satisfeitos por saber que vamos conseguir trabalhar com melhores condições, "comentou.
O senhor Fermino Hark, também de Santa Maria, disse que observa a execução das obras diariamente e comprova que o trabalho está sendo bem feito com um resultado a cima do normal. "Há anos que a gente esperava a manuntenção dessa estrada, sofremos muito com a estrada precária e hoje podemos ver que a vontade do Prefeito Raul está se tranformando em realidade pelo trabalho do secretario e da equipe, "comemorou.
O prefeito Raul Isotton frisou que o município mantém um plano de trabalho initerrupto para deixar as estradas rurais em boas condições. "Isso depende de tempo, investimento e muita dedicação. As estradas, bueiros, saídas d` água e pontes precisam ser constantemente reavaliados e revitalizados, e é nisso que estamos nos dedicando desde o início do ano passado." Completou.