O clima colaborou, os produtores apostaram no grão e o resultado aponta para uma colheita de 16,4 milhões de toneladas
268
O Paraná iniciou a colheita da safra de grãos de verão 2013/14 com a perspectiva de uma safra recorde de soja. O clima colaborou, os produtores apostaram no grão e o resultado aponta para uma colheita de 16,4 milhões de toneladas, a maior da história do Paraná, superando o volume recorde atingido no ano passado quando foram colhidas 15,83 milhões de toneladas de soja no Estado.
O governador Beto Richa participou neste sábado (1°) da abertura oficial da colheita nacional da safra de soja 2013/2014, na Fazenda Boa Sorte, município de Quarto Centenário, região Centro-oeste do Estado.
"É um grande evento que marca o início da colheita nacional da soja, um dos produtos rurais que fortalecem a economia brasileira, criando oportunidades e renda aos nossos agricultores e riquezas para o Paraná", disse Beto Richa, acompanhado do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
Ambos também participaram na sexta-feira (31/01), no mesmo local, da abertura do Fórum Soja Brasil "Logística da Safra 2013/2014 - Grandes desafios e poucos avanços". O Fórum Soja Brasil e a abertura da colheita é uma ação da Aprosoja Brasil e do Canal Rural com coordenação técnica da Embrapa, consultoria de Safras & Mercado e apoio local da Aprosoja Paraná e das prefeituras municipais de Goioerê e Quarto Centenário. "Parabenizo os agricultores pelo empenho em produzir uma quebra de produção recorde e reafirmar o compromisso do Governo do Estado no apoio ao agricultor paranaense", destacou Richa.
Fonte: AEN