Após falha nacional, energia é restabelecida pela Copel no Paraná

Nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado, 69.240 unidades consumidoras foram afetadas

Image
  • 05 de Fevereiro de 2014
  • 303

De acordo com a Copel, a energia elétrica já foi restabelecida para os 548 mil consumidores paranaenses afetados ontem pela falha no sistema elétrico nacional.
Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul do Brasil, entre Colinas (MA) e Serra da Mesa (GO), interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões. Para evitar a propagação do evento, houve o desligamento automático de cargas em vários Estados.
Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. O processo de recomposição das cargas desligadas foi concluído no Paraná às 15h38.
Nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado, 69.240 unidades consumidoras foram afetadas, a maioria (45.254) no Sudoeste.
No Oeste, a pane foi sentida em Cascavel, Ibema, Foz do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Toledo, Marechal Cândido Rondon.
Já no Sudoeste, a falta de energia ocorreu nas cidades de Clevelândia, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Rio Bonito do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Vitorino, Capanema, Pinhal de São Bento e Santo Antonio do Sudoeste.