Na última terça-feira 11, o consumo total de água registrado pela Sanepar em DV foi de 250 mil litros de água por hora
301
Segundo dados fornecidos por Celso Arizi, engenheiro e responsável pelo escritório regional da Sanepar em Francisco Beltrão, o qual comporta as demandas de Dois Vizinhos, o município ainda não corre o risco de sofrer desabastecimento ou racionamento de água devido a falta de chuvas dos últimos meses. Embora o consumo tenha aumentando bastante recentemente, as duas estações de captação continuam em níveis reazoáveis. Porém é necessário haver redução de consumo pela população em geral.
Na última terça-feira 11, o consumo total de água registrado pela Sanepar em DV foi de 250 mil litros de água por hora, cerca de 5 milhões e 800 mil litros por dia. O pico máximo registrado foi nesse mesmo mês de fevereiro chegou a 6 milhões e 300 mil litros de água/dia. Estimativas dão conta de que o aumento do consumo está em 500 mil litros de água ao dia, 10% a mais do habitual.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de DV Hélio Capelesso disse que a situação já é preocupante, principalmente para os agricultores que visualizam nas nascentes a escassez de água que começa a aparecer. Para ele, é imprescindível que todos, na cidade e no interior tenham responsabilidade ao utilizar a água para que não haja a necessidade de passar pela situação de racionamento. Servidores da prefeitura acompanham a situação de perto para dar, principalmente aos moradores do campo, todo o suporte que for necessário.
A Sanepar recomenda que os moradores verifiquem se há caixa-dágua instalada no imóvel e se a capacidade é compatível com o consumo da família. Em pesquisa realizada pela Sanepar com os clientes de todo o Estado, 20,6% dos entrevistados disseram que não possuem caixa-dágua, imprescindível para garantir a água no imóvel durante os períodos de interrupção do fornecimento na rede pública.
Contribua para economia de água com atitudes simples, mas que podem fazer a diferença como, por exemplo:
Feche a torneira. Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo. Isso evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados.
Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem aproximadamente 70 litros de água.
Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Evite deixar a torneira aberta.
Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água da mangueira para "varrer" a sujeira.
Diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga.
Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.
Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.
Use baldes, e não a mangueira, para lavar o carro. Seu automóvel fica limpo e a economia pode chegar a 300 litros de água.
Não faça a barba com a torneira aberta o tempo todo. Use a água somente para molhar e enxaguar o rosto.
Lavar as mãos com a torneira aberta o tempo todo causa um grande desperdício. Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada.
A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.
Ao lavar a louça, encha a cuba de água e deixe-a fechada. Evite deixar a torneira aberta, enxágue a louça toda ao final da lavagem. Assim, o gasto de água é bem menor.