Arquiteta apresenta estudos preliminares para construção da UPA em DV

Um dos pontos mais discutidos foi à questão da localização

Image
  • 19 de Fevereiro de 2014
  • 185

Esteve visitando o município e reunida com o Prefeito Raul Isotton, secretários e diretores, Ana Carolina Potier Mendes, arquiteta da MEP Arquitetura de Londrina, empresa vencedora da licitação que tem a responsabilidade pela elaboração do Projeto Arquitetônico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será construída em DV.
Ela veio com a intenção de colocar ao prefeito e secretários os estudos preliminares da confecção do projeto pela MEP, além de coletar dados específicos para dar sequencia as plantas.
Segundo a arquiteta após discussão com profissionais da área da saúde e autoridades, já se tem informações suficientes para estruturar bases do projeto por setores como hidrossanitário, elétrico, gases medicinais e proteção contra incêndio.
Um dos pontos mais discutidos foi à questão da localização. A princípio, o local previsto para a edificação seria em anexo ao Hospital Pro Vida, mas devido à logística e aos custos, haverá a necessidade de alteração de local para o Bairro Sagrada Família. A área fica próxima ao CMEI Sagrada Família.
Construída nessa região a UPA atenderá melhor a população, pois o transito de veículos é melhor, facilitando os acessos, principalmente de ambulâncias.
"De um ponto de vista estrutural, o terreno é mais plano, facilitando a elaboração das plantas e principalmente da obra que deverá acontecer na sequência. Considero que essa mudança de localização será muito positiva para o andamento do processo e vem a agregar na qualidade do ambiente que será disponibilizado a população," comentou Ana Carolina.
A arquiteta também falou que a empresa, a qual representa, possui ampla experiência em elaboração de projetos específicos de UPAs e que já foram inúmeros finalizados com êxito em todo o Brasil, e principalmente no Paraná. Ela citou exemplos de projetos arquitetônicos elaborados pela MEP em municípios como Guarapuava, que já está ativada, Paranavaí, Cianorte, Umuarama, Maringá, Londrina - 2 Unidades entre outros.
Para Ana Carolina, a complexidade de projetos como esse, gira em torno principalmente de questões como fluxo, pois pacientes com maior nível de gravidade, que chegam a unidade através de ambulâncias, necessitam de privacidade total, não sendo recomendável contato com pacientes laboratoriais, por exemplo.
Estiveram presentes na reunião, além da arquiteta e do Prefeito, secretários como de Governo Sérgio Marchese, de Administração e Finanças Marcia Besson Frigoto, de Saúde Claudiovane Correia, de Planejamento Mauri Ferreira dos Santos além de Diretores de departamentos.
A unidade que será construída em Dois Vizinhos é o que o Ministério da Saúde chama de UPA Porte 1, direcionada a municípios na faixa de 50 a 100 mil habitantes. A unidade terá de 5 a 8 leitos e vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. A verba destinada a projeto e construção é de R$ 2,2 milhão.