A combinação dos fatores da estação é favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença
201
No verão, a atenção para evitar os focos da dengue deve ser redobrada, já que a doença é causada por um vírus e, se não for corretamente tratada, pode levar o paciente à morte. A combinação dos fatores da estação é favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, esse período é o mais crítico para a propagação da doença. Ele garante que a contribuição das pessoas é fundamental para o controle da dengue e também para evitar a proliferação da doença.
Levantamento da Secretaria Estadual da Saúde detectou que a maior parte dos criadouros com larvas do mosquito foi encontrada em lixo ou em outro tipo de material reciclável. Outros locais que merecem atenção especial da população, segundo a apuração, são os depósitos móveis, como vasos, pratos e frascos de plantas, além de bebedouros de animais.
Em seguida, vêm os depósitos ao nível do solo, como tonéis, bacias e cisternas; Nos pneus e em câmaras de ar e em depósitos fixos, como calhas, laje, ralos, sanitários em desuso também podem ser perigosos. Vale lembrar também que o ovo do mosquito pode sobreviver em locais secos. Por isso, além de remover a água parada, é importante lavar os recipientes com água e sabão.