Projeto já retirou de circulação mais de 12 milhões de sacolas plásticas em Dois Vizinhos

O município de Dois Vizinhos foi um dos pioneiros no Paraná a implantar o uso das sacolas retornáveis no lugar das sacolas plásticas

Image
  • 30 de Junho de 2014
  • 250

O município de Dois Vizinhos foi um dos pioneiros no Paraná a implantar o uso das sacolas retornáveis no lugar das sacolas plásticas. A iniciativa começou em 2010, através do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv), que na época fez um levantamento que mostrou que a população de Dois Vizinhos usava mais de 500 mil sacolas plásticas por mês.
"Inicialmente, começamos com o ramo dos supermercados, que é a atividade que mais distribui sacolas plásticas. E em dois anos, retiramos mais de 12 milhões de sacolas plásticas em Dois Vizinhos. Neste período, fizemos um grande trabalho de conscientização junto às escolas municipais, falando da importância do uso das sacolas retornáveis e também da separação do lixo, e distribuímos gratuitamente mais de 25 mil sacolas retornáveis entre as escolas e entidades, como guarda mirim, Casa da Paz, entre outras", informou Olmarice Kremer, coordenadora do projeto.
Além do apoio da Acedv e do Núcleo da Mulher Empresária, o projeto conta hoje com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Dois Vizinhos, da Unisep e da Vizivali, além da Prefeitura de Dois Vizinhos. Essa parceria acontece desde 2013 e tem contribuído para fortalecer a iniciativa principal do projeto, que é estimular o uso das sacolas retornáveis.