A assinatura aconteceu na manhã de ontem (02), no gabinete do Prefeito e contou com a presença de diversas lideranças e populares
204
A Unidade de Pronto Atendimento - UPA, que deve ser uma das principais marcas da atual administração de Dois Vizinhos, teve a ordem de serviço para início da construção autorizada pelo Prefeito Raul Isotton. A assinatura aconteceu na manhã de ontem (02), no gabinete do Prefeito e contou com a presença de diversas lideranças e populares.
A empresa vencedora da licitação é a duovizinhense CBO Construtora de Obras Ltda. No ato de assinatura, falaram da importância do investimento, além do Prefeito Raul Isotton e do vice - Dr. Dib, também o Secretário de Saúde - Claudiovane Correa, o Presidente da Câmara de Vereadores - Ezequias Hein e o engenheiro responsável pela obra Francisco Pizzatto. Para ele e para o proprietário da construtora, Caubé Arruda, é um orgulho construir uma obra desta envergadura em sua própria cidade. Investimentos R$ 2,8 Milhões
Os recursos para a construção são do Governo Federal e do próprio município. São 1.206,67m² de construção no bairro Sagrada Família. Inicialmente chegou a ser cogitada a possibilidade de o local ser junto ao hospital Pró-Vida, mas dificuldades técnicas do terreno não viabilizaram a escolha. O início da construção deverá ocorrer nos próximos dias.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, buscando resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
Com isso deverá ajudar a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais Pró-Vida e São Judas. A UPA deverá oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
a) O Prefeito Raul Isotton falou sobre como a UPA chegou a ser conquistada..
b) O Vice-Prefeito -Dr. Dib falou da importância dos apoios para que a UPA fosse conquistada.
c) O Secretário de Saúde - Claudiovane Correa falou da realização em ver o sonho se tornando realidade.
d) Marcos Vivan - Presidente do Instituto de Saúde Pró-Vida comentou sobre como a UPA vai melhorar o atendimento também nos hospitais.
e) Mauri Ferreira dos Santos - Secretário de Planejamento falou das articulações para viabilizar a UPA.
f) Seu Geraldo Antonello, cidadão duovizinhense esteve atento ao ato e falou de como a UPA será importante para a população.