Fiscalização apreende produção de abate de suínos e bovinos no interior de Dois Vizinhos

No sábado pela manhã o Abatedouro Macagnam da Localidade de Santa Lucia - Dois Vizinhos teve toda a sua produção apreendida e levada para o lixão

Image
  • 01 de Setembro de 2014
  • 324

No sábado pela manhã o Abatedouro Macagnam da Localidade de Santa Lucia - Dois Vizinhos teve toda a sua produção apreendida e levada para o lixão. Acontece que o CRMV - Conselho Regional de Medicina Veterinária, atendendo determinação do Ministério Público, em visita feita ao referido abatedouro, constatou que estavam sendo abatidos animais sem a presença de um médico veterinário.
Segundo o proprietário, ele vem solicitando a presença deste veterinário há muito tempo, junto a prefeitura, pois alega não ter condições de contratar o profissional para inspecionar os animais e o abate.
A fiscalização é obrigatória, e é lei, nenhum abate pode ocorrer sem a presença de um médico veterinário, garantindo assim a qualidade dos produtos colocados à mesa do consumidor, conforme destaca Kátia Formighieri, supervisora regional da Adapar.
Segundo Kátia, como existe o SIM - Serviço de Inspeção Municipal, cabe ao município fornecer o profissional para acompanhar o abate.
Suínos e bovinos abatidos no sábado foram carregados em uma caçamba de entulhos e levados para o aterro municipal.
Segundo o proprietário do abatedouro, o prejuízo é de cerca de 8 mil reais.